PASSO A PASSO NA CRIAÇÃO DE VÍDEO INSTITUCIONAL E EMPRESARIAL
PARTE 1: A PRÉ-PRODUÇÃO E PLANEJAMENTO
Passo 1: O briefing!
O briefing é um documento fundamental, onde todas as informações sobre o cliente e o produto, bem como suas intenções com o vídeo e o público a ser atingido estão claras e objetivas.
Passo 2: Criação do Roteiro
O roteiro é o “projeto do filme” a ser criado, com a previsão dos principais elementos narrativos. É fundamental que você o leia na íntegra com atenção. Veja se ele atende suas necessidades de comunicação.
Este é o momento certo de você fazer suas considerações. Coloque sua opinião e solicite que o roteirista recrie trechos do roteiro, caso necessário. Procure evitar você mesmo reescrever o roteiro, coloque suas considerações em separado e deixe que o roteiro seja feito por um profissional especializado.
Passo 3: A Gravação de Imagens
Depois de definido o roteiro, já podemos partir para a gravação das imagens. Nesta etapa, a contratante não precisa se preocupar com detalhes técnicos, como o tipo ou modelo de câmera, ou os movimentos de câmera que deverão ser utilizados. Estas decisões fazem parte da direção do filme e pressupõe-se que já tenham sido discutidos durante a criação do roteiro e das referências.
O planejamento da empresa contratante é fundamental para uma boa produção. Perceba que em um vídeo empresarial a produtora não tem acesso a informações como agenda dos diretores, clientes que serão entrevistados, cronograma de manutenção das áreas produtivas, etc. O cliente atua dando todas as condições para que a produtora de vídeo tenha as melhores condições para fazer seu trabalho.
Tenha certeza que os funcionários e a segurança estão a par da gravação. Verifique horários. Disponibilize uniformes novos, caso necessário. Caso hajam apresentadores, entrevistas ou cenas de estúdio, elas também se encaixam nesta etapa.
Passo 4: A Criação da Arte Gráfica
A Computação gráfica ajuda a tangenciar aspectos subjetivos em um filme. Ela será feita de acordo com a pesquisa das referências levantadas no passo anterior de produção e conforme combinado com sua produtora. Dependendo do trabalho, você poderá receber “style-frames” da animação, que nada mais é do que “fotografias” da animação, antes de ser animada efetivamente.
Passo 5: A Gravação da Locução
Após a escolha do locutor e a aprovação do roteiro, pode-se já gravar a locução. Esta etapa é relativamente simples. A contratante precisa apenas estar atenta para que o roteiro aprovado reflita exatamente os objetivos da empresa, assim evitando regravações da locução. Há custos extras com cachê do locutor e pagamento do horário do estúdio, que seriam repassados a contratante.
Passo 6: Edição do Vídeo
Um editor de vídeo tem uma tarefa parecida com a de um quebra-cabeças: precisa juntas inúmeras peças e dar um formato uniforme, coerente e agradável ao filme. Ele irá juntar as imagens gravadas, com imagens de arquivo, com fotos, com entrevistas, com trilha sonora, com efeitos, com computação gráfica… e no final o filme estará pronto.
Passo 7: A Escolha das Trilhas Sonoras
Utilizar boas referências na parte de pré-produção irá ajudar muito na parte de finalização e na escolha das trilhas para o filme. Deixe esta parte para a produtora e o diretor do filme. Passe, caso necessário, orientações de como sua empresa gostaria de a trilha fosse: mais bossa-nova, light rock, lounge, etc.
Solicitando revisões no vídeo:
A empresa contratante poderá solicitar revisões, e é normal que hajam ajustes a serem feitos no vídeo. Mas é necessário ter um pouco de precisão e detalhamento ao solicitar um revisão. Não basta dizer que uma cena deve ser retirada, é necessário indicar a minutagem (tempo exato que a cena aparece) e o motivo na qual precisa ser retirada. Se houver indicações do que deve entrar no lugar de uma cena retirada, tanto melhor. Estes cuidados evitam que o processo de revisão torne-se uma etapa demorada e desgastante para ambas as partes.